Você usa Hashtags?

Você usa Hashtags?

Antigamente, o símbolo # (também chamado por nós de “jogo-da-velha”) era usado apenas em algumas situações especiais, como nas artes gráficas. Mas então veio o Twitter e transformou este símbolo mundano em uma sensação online. Hoje, se você está no Twitter, InstagramPinterestGoogle+YouTube ou Facebook, você simplesmente não tem como evitar a presença das #hashtags, segundo informações do Wix.

Para o iniciante nas redes sociais, as hashtags podem ser algo confuso e inútil à primeira vista. Mas se você entender o seu propósito e aprender a usá-las, as hashtags são uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a envolver o seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da sua marca.

blog-hashtag2-cursos-updesk

O que é uma # hashtag?

O hashtag é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, que as pessoas incluem em suas mensagens. Essencialmente, ela faz com que o conteúdo do seu post seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs.

Como exemplo, digamos que você seja um fã da Apple e que você esteja pensando em comprar um iPhone 5. Ao pesquisar por “#iPhone5” em qualquer rede social irá mostrar os posts e fotos de todos os usuários que usaram “#iPhone5” em suas mensagens. As hashtags aparecem como links clicáveis quando usadas em mensagens, bastando clicar sobre elas para ver todos os resultados relevantes.

Assim, a #hashtag é um composto de palavras-chave, ou de uma única palavra, que é precedido pelo símbolo cerquilha (#). Tags significam etiquetas e referem-se a palavras relevantes, que associadas ao símbolo # se tornam hashtags que são amplamente utilizadas nas redes sociais, em especial no Twitter, onde a adesão delas as tornaram tão populares.

Estas marcações utilizada nas redes sociais e em outros meios serve para associar uma informação a um tópico ou discussão. Geralmente essas hashtags tornam-se links indexáveis pelos mecanismos de busca, permitindo que os demais usuários possam clicar nelas ou procurá-las e visualizarem todas as informações, imagens, vídeos etc relacionados a elas.

Como se chama o símbolo #?

Por conta da grande utilização e incorporação ao vocabulário cotidiano das pessoas, o termo hashtag foi adicionado ao dicionário da língua inglesa Oxford em junho de 2014. É importante considerar que o símbolo # não se chama hashtag, como muitas pessoas costumam nomear erroneamente.

No Twitter, onde as hashtags são utilizadas com grande frequência pelos usuários, elas ficam agrupadas nos “Trending Topics” ou “Assuntos do Momento”. Na timeline da rede social é possível verificar as hashtags mais utilizadas e, assim, os termos mais comentados no Twitter.

Outras redes sociais na internet também utilizam as hashtags para organizarem seus conteúdos e facilitar a procura dos usuários. O Facebook, o Instagram, o Tumblr, o Pinterest e o Google+ estão nesta lista, o que comprova a importância dessa ferramenta para o universo digital.

Ao contrário do que muitos pensam, as hashtags não nasceram junto com o Twitter. Chris Messina, um dos criadores da hashtag, apresentou a ideia a um desenvolvedor do Google. Messina sugeriu então que ela representasse a divisão de “grupos” no Twitter.

Alcance seu público com as #hashtags

Por meio das hashtags é possível que pessoas e empresas alcancem um público maior com as informações que divulgam nas redes sociais. Também, devido a utilização delas, é mais fácil conseguir mensurar e ter mais controle sobre o que está sendo publicado sobre um determinado tema. Por isso, as hashtags devem ser utilizadas como indexadores, com a finalidade de melhorar as buscas futuras dos usuários. Utilizá-las para destacar uma a uma as palavras de uma frase causa dificuldade na leitura, transmitindo uma qualidade negativa do conteúdo e da informação que está sendo passada.

No Pinterest encontramos este guia interessante sobre as hashtags, e achamos legal compartilhar:

blog-hashtag-cursos-updesk-1

blog-hashtag-cursos-updesk-2 blog-hashtag-cursos-updesk-3 blog-hashtag-cursos-updesk-4 blog-hashtag-cursos-updesk-5 blog-hashtag-cursos-updesk-6 blog-hashtag-cursos-updesk-7

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.